Ubisoft cancelou Assassin’s Creed ambientado no pós-Guerra Civil dos EUA por motivos políticos

Ubisoft cancelou um Assassin’s Creed sobre um ex-escravo durante a Reconstrução dos EUA, temendo polêmicas políticas após o caso de Yasuke.

GAMESNOTICIAS

10/9/20252 min ler

Mesmo com toda a polêmica que Assassin’s Creed Shadows vem enfrentando, parece que esse nem era o único projeto controverso que a Ubisoft tinha nas mãos. Segundo novas informações reveladas por Stephen Totilo, do Game File, o estúdio cancelou em 2024 um jogo da franquia que se passaria logo após a Guerra Civil dos Estados Unidos — e o motivo seria puramente político.

O projeto, conhecido internamente como Project Scarlet, seria desenvolvido pela Ubisoft Quebec e dirigido por Scott Philips, o mesmo de Assassin’s Creed Syndicate e Odyssey. A ideia era ousada: a história seguiria um ex-escravo que, após conquistar sua liberdade e se mudar para o oeste dos EUA, seria recrutado pela Irmandade dos Assassinos. De volta ao sul, ele enfrentaria grupos extremistas como o Ku Klux Klan, em uma jornada de justiça e reconstrução pessoal durante o turbulento período pós-guerra (1860–1870).

As fontes afirmam que, apesar do entusiasmo da equipe, o projeto foi cancelado por conta do “clima político extremamente sensível” nos Estados Unidos. Segundo Totilo, a Ubisoft temia novas polêmicas após as reações negativas envolvendo Yasuke, o protagonista negro de Assassin’s Creed Shadows.

“Muito político em um país muito instável, para resumir”, disse uma fonte ligada ao desenvolvimento.

Com isso, Project Scarlet acabou arquivado ainda em seus estágios iniciais, mesmo sendo planejado como o próximo grande RPG da franquia, com lançamento previsto para 2027.

Um Assassin’s Creed que nunca veremos

Embora o jogo nunca tenha sido oficialmente revelado, sua proposta mostrava um caminho promissor — e corajoso — para a série. Um Assassin’s Creed que exploraria temas sociais e raciais de forma direta poderia ter marcado um novo capítulo para a franquia, mas, ao que tudo indica, a Ubisoft preferiu evitar novos riscos.

E você, gostaria de ver esse Assassin’s Creed ambientado no pós-Guerra Civil dos EUA sair do papel?

Leia Mais