EA nunca levou adiante remaster de Dragon Age — e o motivo pode te surpreender
Ex-produtor da BioWare revela por que a Electronic Arts nunca fez uma remaster da trilogia Dragon Age, citando barreiras técnicas e a postura da empresa contra remasterizações..
GAMESNOTICIAS
8/11/20251 min ler
A trilogia original de Dragon Age é um marco na história da BioWare, amada por fãs e frequentemente citada como uma das melhores obras do estúdio. Mas, mesmo com todo esse sucesso, a Electronic Arts nunca demonstrou interesse em remasterizar a série — e agora sabemos por quê.
Em entrevista ao canal MrMattyPlays, Mark Darrah, ex-produtor executivo da BioWare, revelou que a EA é “meio contra remasterizações”. Segundo ele:
“É estranho para uma empresa de capital aberto parecer contra dinheiro grátis, mas eles parecem ser contra. Isso faz parte.”
Além dessa filosofia, existe também uma barreira técnica: cada jogo da trilogia Dragon Age foi feito em uma engine diferente — Eclipse, Lycium e Frostbite. Isso tornaria o trabalho muito mais complicado em comparação, por exemplo, com Mass Effect, cuja trilogia inteira foi desenvolvida na Unreal Engine, facilitando a remasterização.
Uma solução até chegou a ser discutida: contratar modders experientes com as ferramentas da franquia para fazer o trabalho. A EA não vetou a ideia, mas determinou que o projeto deveria ser feito com o orçamento já existente do estúdio — ou seja, sem investimento extra.

E aí, Em Loopers: vocês gostariam de ver um Dragon Age: Origins repaginado com gráficos e melhorias modernas? Qual jogo da série ainda vive na sua memória?


Leia Mais
CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER
© 2025 Em Loop. Todos os direitos reservados.
Institucional