Nintendo Switch 2 enfrenta falta de kits de desenvolvimento para estúdios

Mesmo com a popularidade do Nintendo Switch 2, muitos estúdios ainda não têm dev kits do console, dificultando versões otimizadas de seus jogos.

GAMESNOTICIAS

8/26/20251 min ler

O Nintendo Switch 2 chega ao mercado com uma das promessas mais ambiciosas da Nintendo: ser um console ainda mais aberto a jogos third-party, sejam produções independentes ou grandes títulos AAA. Mas, enquanto os jogadores aguardam ansiosamente para colocar as mãos no novo aparelho, muitos desenvolvedores enfrentam uma barreira inesperada: a escassez de kits de desenvolvimento.

De acordo com informações reveladas pelo canal Digital Foundry, referência em análises técnicas, a falta de dev kits tem sido um problema recorrente. No episódio mais recente do DF Direct Weekly, os apresentadores compartilharam relatos de diversos estúdios durante a gamescom 2025.

John Linneman, um dos analistas do canal, explicou que conversou com muitos desenvolvedores que receberam a recomendação de lançar seus jogos no Switch original, apostando na retrocompatibilidade.

“Conversei com muitos desenvolvedores que foram informados que seus jogos deveriam apenas ser lançados no Switch 1 e confiar na retrocompatibilidade. Eles querem lançar no Switch 2, adorariam fazer essas versões, mas não conseguem o hardware. Está realmente difícil no momento”, afirmou.

Oliver, outro apresentador do programa, reforçou os relatos:

“Houve algumas exclusões estranhas com grandes desenvolvedores lutando para conseguir dev kits, pelo que ouvimos. (...) Grandes estúdios de jogos AAA não estão necessariamente no pipeline para kits.”

Essa situação revela um cenário curioso: enquanto o Switch 2 desperta enorme interesse entre os consumidores, muitos estúdios ainda não têm acesso à principal ferramenta para desenvolver versões otimizadas de seus jogos para o novo console. A Nintendo, sem dúvida, está trabalhando para entender as demandas dos parceiros e regularizar essa distribuição.

Por enquanto, os jogadores terão que aguardar, e os desenvolvedores continuarão dependendo da retrocompatibilidade do console. Com o tempo, a expectativa é que o cenário se estabilize, permitindo uma maior diversidade de títulos feitos especialmente para o Switch 2.

Leia Mais